Gestão de Pessoas: Como a avaliação 360º pode impactar seu negócio?

A avaliação 360º ou feedback 360º é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite avaliar todos os membros da empresa pelo ponto de vista de todos os membros, inclusive por si próprio e a identidade dos avaliadores é preservada. Essa ferramenta tem como intuito o desenvolvimento do membro, uma vez que percebendo os “gaps” do mesmo é possível saber quais planos de ação devem ser traçados com objetivos claros e bem definidos para que esse “gap” seja suprido, colocando as competências que devem ser aprimoradas em evidência, assim como os pontos fortes da pessoa.

Sendo assim, é papel dos gestores de RH, analisar os resultados das avaliações incluindo eles mesmos, além da análise individual dos membros, a avaliação permite um panorama geral da empresa, sendo que problemas recorrentes a vários membros refletem um problema da empresa como um todo.
Com esses insumos, o feedback pode ser mais assertivo para cada membro, além dos planos de ações, metas e estratégias voltadas aos “gaps” gerais da empresa, podendo focar em um projeto de resolução de problemas temporário para o período da avaliação e do problema encontrado.

A grande vantagem dessa avaliação é o grau de aceitação dos feedbacks, pois como não é somente uma área avaliando outra ou alguém, e sim diferentes visões de todos os colaboradores, com isso os avaliados percebem como algo mais justo e confiável. Esse tipo de avaliação é ainda bastante objetivo, flexiva, continua e traz aos membros da equipe uma sensação maior de pertencimento por estarem participando de um momento bastante relevante do cotidiano da empresa, de onde sairá várias melhorias.

Porém, não podemos afirmar que a avaliação 360 é uma metodologia que nos trará 100% de conclusão, por abranger diversas variáveis e percepções é função do gestor investigar mais a fundo o quão próximo da verdade os resultados estão. É importante também que ela seja realizada com uma certa
periodicidade, pois as respostas podem ser influenciadas por um clima bom ou ruim que a empresa poderá estar passando.

Além disso, é essencial que antes da aplicação desse tipo de avaliação o gestor tenha em mente se a cultura da empresa é condizente com a metodologia, caso contrário no lugar de gerar um estimulo de desenvolvimento para os membros terá um resultado completamente oposto impactando diretamente no clima organizacional e com isso diminuindo a produtividade e motivação dos membros.

Mas como isso pode impactar em meu negócio? De diversas formas na verdade, o comportamento profissional pode melhorar, visto que os feedbacks ficam claros e são fruto de uma avaliação coletiva.

O processo de admissão pode ser mais assertivo, vendo as dores que a empresa passa e tenta melhorar, a comissão avaliadora de um futuro colaborador consegue guiar o processo baseado nisso, atrelando quais valores do candidato pode impactar positivamente na empresa.
Com os “gaps” mais nítidos, pode se trabalhar em cima deles para soluciona-los, e caso sejam problemas relacionados a cumprimento de meta, prazo ou outro que se inclua no escopo do Front da empresa, isso irá impactar diretamente no aumento de vendas, aumento de geração de leads e aumento de faturamento.

João Victor Lima