A Horticultura é uma combinação de ciência, arte, tecnologia e estética, sendo o ramo da fitotecnia referente às plantas cultivadas de modo intensivo e usadas como alimento, para fins comerciais e satisfação estética.

Dessa forma, é uma atividade que requer manejo intensivo e emprego de mão de obra qualificada, resultando em maiores ganhos líquidos por unidade de área por unidade de tempo.

Planejamento de um pomar

O planejamento de um pomar deve levar em considerações toda uma gama de fatores que irão garantir o mínimo de custo possível com instalação e manutenção, bem como alto retorno econômico no momento da colheita. Para isso, os seguintes fatores deverão ser levados em consideração:

  • Genética: espécie, cultivar, mudas, combinação copa com o porta-enxerto;
  • Solo: tipo, química e física do solo, topografia (conservação do solo);
  • Manejo: espaçamento, irrigação, poda, adubação, tratos fitossanitários;
  • Pós-colheita;
  • Mercado e comercialização;
  • Clima (principal item para a implantação de um pomar, devido ao regime hídrico e térmico da região de acordo com cada estádio de desenvolvimento da cultura).

Zoneamento agroclimático

É responsável por determinar a região ou regiões que satisfazem as necessidades climáticas para o desenvolvimento de uma determinada espécie vegetal.

No Brasil, os trabalhos de zoneamento agroclimático são baseados na caracterização de uma região e/ou cultura, considerando-se os valores de temperatura média do ar (anual ou mensal) e os parâmetros fornecidos pelo balanço hídrico, principalmente deficiência e excedentes hídricos.

Além de servirem como aparato para o metabolismo vegetal, os fatores hídricos e de temperatura também auxiliam na visualização da pressão de desenvolvimento de pragas e doenças que afetarão determinada cultura.

Como nossos analistas podem ajudá-lo a planejar seu pomar

A ESALQ Jr. Consultoria visa realizar projetos personalizados com base na realidade de seus clientes. Dessa forma, ao mencionar doenças, por exemplo, executaremos o levantamento das mais recorrentes da cultura de interesse, comparando estes dados com o histórico da área.

Assim, é possível fornecer métodos de controle viáveis, práticos e seguros, abrangendo desde a aquisição de sementes e mudas tratadas em viveiros, até a manutenção durante o ciclo da cultura e o manejo pós-colheita.

Para melhor visualização, elencamos algumas doenças, com suas respectivas imagens, relacionadas à cultura dos citros:

  • Cancro cítrico: (Xanthomonas citri)

Fonte: Fundecitrus

  • Clorose Variegada dos Citros (CVC): Xylella fastidiosa

Fonte: Agrolink

  • Leprose dos citros: Vírus baciliforme (rhabdovirus)

Fonte: Fundecitrus

  • Morte Súbita dos Citros (MSC) – Causa desconhecida

Fonte: ResearchGate

  • Huanglongbing (Greening): Candidatus Liberibacter asiaticus e americanus

Fonte: California Citrus Threat

  • Queima por elevada radiação em frutos

Fonte: Adapar

  • Podridão estilar de lima ácida (Tahiti)

Fonte: Adapar

O manejo de doenças em um pomar de citros exige extremo cuidado em relação à aquisição de sementes/mudas sadias, bem como na seleção dos produtos e dos momentos de aplicação.

Dessa forma, a ESALQ Jr. Consultoria está disponível para fornecer as mais eficazes opções de manter seu pomar sadio, garantindo altas produtividades para o seu negócio. Entre em contato conosco através do nosso formulário!

Escrito por Fábio Brunelli