Como avaliar membros e motiva-los a melhorar?
Neste conteúdo estaremos tratando de mecanismos que a Gestão de Pessoas costuma utilizar para conseguir avaliar o desempenho que seus funcionários vêm tendo dentro do ambiente organizacional, mostrando algumas metodologias que possam vir a ajudar. Além disso trataremos também de como fazer para conseguirmos motivá-los, sabendo que a motivação é algo intrínseco ao indivíduo, segundo filósofos que possuem alta patente segundo esses estudos.
Avaliação de Desempenho
Algo que deva ser levado como ponto de partida é que essas metodologias são exemplos das quais as empresas costumam utilizar e não necessariamente se aplicam a todas as categorias de negócios, devem ser ajustadas de acordo com as necessidades exigidas do seu próprio contexto, para que seja feita uma avaliação justa e eficaz dentro dos limites organizacionais.
Um dos modelos mais comuns e simples que costuma ser utilizadas é a criação de um quadro, bem visual, com algumas perguntas objetivas, dispostas em linhas, mostrando quais serão os pontos a serem desenvolvidos, como por exemplo: qualidade empregada no trabalho, pró-atividade, pontualidade das entregas, cumprimento das metas, trabalho em equipe, entre outros. Seguido de colunas com os níveis desejados de desempenho, seja ruim, médio, bom e muito bom. Essa tabela deve ser periodicamente ajustada e preenchida pelo responsável dos funcionários que serão avaliados por essa metodologia.
Existe um segundo método, muito utilizado também, que consiste em formar grupos de 4 frases, que fazem referência a características do próprio funcionário, em que o funcionário escolhe 2. Uma ele seleciona com um sinal de mais (+), pois é a que mais se ajusta aos seus valores e ideias, e outra com um sinal de menos (-), o qual não se encaixa muito com o seu perfil. Isso faz com que seja traçado um perfil do funcionário.
Um terceiro e muito funcional e prestativo, é o especialista de Recursos Humanos, conversar com cada gestor, de cada departamento, para saber como está o desempenho de seus subordinados, assim podem ser extraídas informações diretas do profissional da área, possibilitando e ofertando à ajuda necessária. Feito isso, forma-se uma reunião para discussão de como capacitar e ajustar os erros e omissões que foram encontrados em cada um. Esse método é muito bom, por “cortar o mal pela raíz”, porém pode ser que o gestor nem sempre consiga observar e ter uma visão holística do departamento.
A última que será tratada nesse conteúdo chama-se Avaliação 360º, como o próprio nome diz, trata-se de uma passada por todos os campos da empresa, em que todos os gestores respondem o mesmo questionário, capaz de cobrir todos os departamentos, sendo assim, passa por uma análise geral de todos os campos da empresa, podendo detectar falhas que outros departamentos observam mas que estão “obscuros” para os gestores do próprio departamento.
Motivação dos Funcionários
Falando um pouco da ideia de motivar seus funcionários a estarem em constante melhora, deve haver um compartilhamento de ideias, de modo que o funcionário se sinta parte da organização, isso fará com que o ambiente em que está inserido fique melhor, assim ele mesmo se motivará. Pois a motivação é inerente ao homem, de modo que podemos fazer ações para que a pessoa sinta a necessidade de se motivar, mas não que nossas ações motivaram.
Um funcionário motivado, precisa estar “contente”, por isso um primeiro passo que deve ser tomado é equilibrar os benefícios e salários dos contribuintes, de maneira justa, assim ele se sentirá recompensado pelos serviços prestados. Feito isso, é importante que ele esteja alinhado entre habilidades e função, pois posicionar errado um funcionário pode torná-lo improdutivo e desmotivado, devido a não conseguir atingir o seu potencial máximo, por não se encontrar na função adequada para suas características.
Ambição, os funcionários modernos possuem muito dessa características e possuem uma alta volatilidade de crescimento, assim procuram sempre estar se promovendo, acorrentando mais responsabilidades e ganhando assim mais reconhecimento e visibilidade dentro do mercado. Para isso ele deve ter plenos direitos e condições de poder alcançar cargos hierarquicamente maiores e que demandam maiores esforços.
Pedro Miguel Jacon Laurito