Demonstração: Como funciona uma planilha de Análise Econômica

No cenário em que vivemos hoje, em que a crise vem atingindo diversos setores da economia e criando uma instabilidade do mercado, muitos hesitam em se inserir em um novo negócio por receio de não obter o retorno desejado ou até perder tudo o que investiu.

Os que pensam assim estão corretos, pois, ninguém deve dar um tiro no escuro e entrar em um negócio sem ter uma garantia mínima de que ele será rentável. Mas como obter essa garantia de que o seu negócio tem grandes chances de ter sucesso, ou de fracassar? Realizando uma análise econômica!

Se você está perdido e não faz ideia do que seja essa análise, não se preocupe, nós temos alguns conteúdos que podem te ajudar a entender o que significa fazer uma análise econômica e quais as razões para realizar um projeto desse antes investir em qualquer negócio. Agora, se você já está por dentro dessas definições e está em busca de exemplo mais palpável, para aplicar na sua realidade, fique tranquilo, pois, esse conteúdo irá explicar na prática como é feita uma planilha de viabilidade econômica!

A análise econômica é uma etapa fundamental a ser realizada antes de iniciar qualquer tipo de investimento e muitos vêm utilizando-a como forma de ter uma garantia e confiança maior para a tomada de decisão. Se você reconhece a importância dessa análise, mas não sabe muito bem como aplicá-la, esse texto irá demonstrar com um exemplo prático, como funciona uma planilha de análise econômica, dividindo esse processo em passos simples e fáceis de serem entendidos e reproduzidos. Confira!

Os passos que serão tratados nesse conteúdo são:

1) Estruturação e Quantificação dos conteúdos
2) Levantamento dos custos
3) Estimativa de Receita
4) Elaboração do Fluxo de Caixa
5) Geração e interpretação dos Indicadores

Gostaria de saber mais sobre como funciona uma planilha de Análise Econômica? clique aqui e confira o conteúdo completo grátis.