O que você precisa saber antes de investir no Agronegócio?

Por se tratar de um setor enorme, o agronegócio deve ser visto como uma oportunidade ótima para quem está com intuito de investir, visto que ele está disposto desde a cadeia produtiva das culturas até a comercialização, obtendo vários ramos de atuação para investidores que desejam ganhar dinheiro com o agronegócio brasileiro.

Porém mesmo nessas oportunidades devem existir alguns cuidados, para que não se invista em algo que não seja lucrativo para o investidor.

Conhecer sua área é muito importante. Conhecer qual solo ela possui, como o solo está disponível, sua declividade, a precipitação na região, qual o clima que tem, todas as características que venham a alterar e afetar o desempenho das culturas.

O investidor deve ter consciência de onde a sua propriedade se localiza, quais são as vias de escoamento mais próximas e apropriadas para esse investimento.

A análise da cultura é de extrema importância. Visto que cada cultura tem suas peculiaridades, analisar a que mais se adequa aos seus padrões de solo, temperatura, pluviosidade acaba por ser um ponto importantíssimo dentro de um projeto.

Essa parte pode se encaixar em uma viabilidade técnica, na qual usa-se alguns indicadores agronômicos para ver quais são as culturas que se adequa ou se a cultura que deseja ser implantada e realmente viável.

Alguns indicadores são

Analisar o solo seria pegar uma amostra de solo, verificar quais são os nutrientes que estão em maiores quantidades, a textura que esse solo possui, além de enquadrá-lo em um sistema brasileiro de classificação de solos.

• Analisar as características climáticas trata-se de verificar em qual faixa de temperatura a região da propriedade costuma estar, a pluviosidade também se enquadra nesse ponto, assim como a umidade relativa do ar que costuma ter nesta região.

• Analisar as características de relevo consiste em diferenciar as cotas que a propriedade possui e adequar a quais faixas de temperatura a propriedade estará sendo influenciada, saber se existe a possibilidade de utilizar mecanização nas culturas, visto que uma propriedade com alto nível de declividade dificulta o uso de máquinas, influencia também na estrutura que estará sendo usada nas culturas e também na terraplanagem.

• Ver a viabilidade econômica também vem a ser um ponto importante, a partir de alguns indicadores econômicos seja possível prever em quanto tempo estará pagando o investimento inicial; Ter uma análise mais vertical tanto dos custos quanto das receitas que o investimento vai ter, assim como ter uma previsão para os anos futuros, mesmo que não seja fiel ao que realmente irá acontecer, mas com a possibilidade de se olhar com outros olhos para o futuro.

Portanto, realizar uma análise do mercado é bem importante para que consiga se ter uma ideia de quem costuma comprar seu produto, isso pode ser feito por meio de ligações em estabelecimentos comerciais, forma mais assertiva e direta para se ter uma ideia de quem serão seus compradores.

Da mesma forma, é importante saber quais serão seus concorrentes que irão ofertar um produto similar ao seu, ao ligar para os estabelecimentos comerciais, caso eles já vendem o produto que está sendo oferecido, os demais produtos são seus concorrentes e ter uma noção de como funciona o produto da concorrência, ajuda a ajustar seu produto para que o cliente que for comprar, escolha o seu.

Como fazer para que o cliente escolha o seu ao invés do concorrente, seria através de alguma diferenca que na opinião do cliente e mais importante, ele escolherá seu produto, de modo a ter um maior nível de satisfação utilizando o seu produto do que o da concorrência.

Qual o diferencial do seu produto para o restante do mercado, ter uma diferença marcante no seu produto faz com que os clientes se interessem mais pelo seu do que o dos concorrentes, fazendo com que muitas vezes eles troquem a sua fidelidade por um determinado produto ou marca, passando a experimentar o seu.

A implantação da cultura também se torna muito importante, pois mesmo sabendo todos esses itens anteriores, na hora de implantar fazer de qualquer jeito não deve ser uma opção

Por isso o investidor deve ter certeza do que pretende fazer, ver a viabilidade, saber quais serão suas estratégias para o mercado competitivo, ter uma dimensão do seu produto dentro do cenário do mercado e implementar da maneira mais fiel e perfeita de acordo com manuais de instrução da cultura.

Conhecimento a partir de livros, profissionais capacitados na área do agronegócio são uma boa saída para pessoas que pretendem investir mas não conseguem “botar a mão na massa” por falta de conhecimento técnico.

Gostaria de saber mais sobre como investir com segurança no agronegócio ?

Clique aqui para ser direcionadoa(a) aos nossos conteúdos exclusivos!

Pedro Miguel Jacon Laurito