QUAIS AS VANTAGENS DA PASTAGEM ROTATIVA?

O pastejo rotacionado é aquele que é formado pela divisão de uma área que é utilizada para pastagens em piquetes, os quais possuem dois períodos que se alternam, os períodos são: descanso e pastejo. Ao usufruir dessa forma de sistema pode ser algo que traz diversos benefícios para o sistema de pastagem. Além do mais esse sistema é muito recomendado para quem possui criação de animais, pois no período de descanso do pasto ele se renova para uma próxima pastagem no período seguinte. Os benefícios apresentados pela rotatividade do pastejo são diversos, como por exemplo: ter uma maior autonomia em relação ao pasto disponível; diminuição nas perdas do pasto e na sua qualidade devido ao pisoteio do gado; grande possibilidade de recuperação da planta forrageira, e quanto maior o seu vigor após o período de descanso, maior fica a sua resistência aos períodos de seca; o pastejo se torna algo mais constante, portanto evita-se as perdas de forragem, o que é proveniente de um pastejo subestimado ou superestimado; reduz o número de plantas invasoras, e aumenta o número de plantas as quais os animais tem maior afinidade; eliminação da necessidade de realizar atividades que renovem ou recuperem as pastagens, devido a perenização das pastagens, sendo um benefício financeiro muito grande ao bolso do produtores; melhoramento da distribuição de alimentos e sombra, fazendo com que o animal circule de forma mais uniforme; maior distribuição de fezes e urinas dos animais, para que não haja uma concentração em um só local; maior facilidade para fazer ajustes referentes às taxas de lotação ou pressão de pastejo, para que seja evitado a má utilização da forragem e a partir disso aumentando a capacidade que se tem de suporte dos animais; facilidade no controle da qualidade da forragem que é destinada ao animais;melhoramento na eficiência de adubações, devido ao período de descanso do pasto, o qual transforma o nitrogênio que o solo abs absorve em um novo tecido para ele.
A principal desvantagem é um maior investimento inicial que deve ser feito para o início das atividades, como por exemplo na infraestrutura, o maior gasto com esses custos de infraestruturas estão nas cercas.
Portanto, conclui-se que é benéfica a implantação de pastejo rotativo, devido a diversidade de benefícios que ela traz para o pasto e para os animais, pois com a renovação do solo os animais se alimentam melhor e de forma mais nutritiva, trazendo maior qualidade para o animal, agregando valor nele devido aos bons tratos que ele teve durante o seu ciclo. Algo que deve ser frisado é que os benefícios para o pasto e para os animais são mútuos, pois as plantas que os animais possuem menor afinidades acabam não permanecendo ali, tendo uma maior incidência daquelas que os animais preferem.

REFERÊNCIAS:
– Factori, Marco Aurélio. Quais as vantagens do pastejo rotacionado?.
Disponível em: < https://www.educapoint.com.br/noticias/vantagens-pastejo-rotacionado/>. Acesso em: 30 de junho de 2018 às 19:48
– EMBRAPA. Gado de leite.
– Smartgado. Quais as vantagens e as desvantagens da divisão das pastagens em piquetes?. Disponível em: < http://blog.smartgado.com.br/quais-as-vantagens-e-as-desvantagens-da-divisao-das-pastagens-em-piquetes/ >. Acesso em: 30 de junho de 2018 às 19:57.

Gostaria de saber mais sobre Cultivo protegido?

Clique aqui para ser direcionado(a) aos nossos conteúdos exclusivos!

Leandro Pedro Bertoni Junior