Como a empresa AMBEV obteve sucesso entendendo a demanda do mercado

No ramo empresarial diversas empresas obtém o sucesso a partir do entendimento parcial de seus consumidores, porém não é sempre que se consegue ter conhecimento sobre a mentalidade e os desejos dos clientes. As empresas que conseguem ter consciência das necessidades que os consumidores demandam, geralmente são as que têm maior sucesso na entrega para o seu consumidor.

A Ambev é uma empresa muito forte no ramo de bebidas, sendo uma das maiores do mundo. O Grupo 3G,que é o administrador da Ambev, do Burger King e da Kraft-Heinz, se tornou referência mundial de sucesso nos últimos anos, já que eles são os detentores do capital de três empresas de grande êxito mundial.No entanto, o foco desse conteúdo seráa Ambev, pois de alguns anos para cá as vendas de cervejas consideradas populares tiveram uma queda significante no mercado brasileiro.

Devido a essa queda, o grupo se prontificou a estudar os motivos disso e como resolver o problema. As pesquisas e questionamentos foram vários, com isso a empresa colocou seus funcionários operacionais em alguns pontos de venda estratégicos, a fim de olhar de perto o que estava acontecendo.

A queda das vendas foi devido a perda de mercado para cervejas consideradas “gourmet”, ou seja, cervejas de maior qualidade e diferenciadas das comuns. Esse aumento da procura se deu em grande parte devido ao aumento da renda média do brasileiro, e com isso os consumidores passaram a procurar produtos de melhor qualidade e que lhes satisfaçam mais.

Com isso, a Ambev começou a tomar consciência da situação e buscou soluções para resolver essa queda de vendas. Uma das soluções foi tornar “gourmet” algumas cervejas que já eram de sua autoria, como por exemplo a Brahma extrae a mais recente Skol Hops. Outra forma de resolver seus problemas foi tornar algumas de suas cervejas em puro malte, que é uma tendência que o mercado vem buscando, pois,essas cervejas tem a fama de serem menos calóricas e mais apetitosas.

Uma estratégia que foi considerada a melhor de todas e que resolveu grande parte dos problemas, foi a compra de uma grande parte das cervejas que estavam tendo maiores quantidades de venda, ou seja, ela não deu conta de combater essas cervejas premium nem com a criação de algumas. Por isso, ela como a empresa dominante do setor, resolveu comprar diversas marcas de cervejas artesanais e premium, para ficar com pouca concorrência no setor.

Devido a essa busca de melhorias e entendimento melhor da demanda de seus clientes, a Ambev conseguiu aumentar as suas receitas e dominar ainda mais o mercado cervejeiro do Brasil. Esse grande aumento nas vendas foi no ano de 2014 para 2015, onde o seu ativo foi de 72 bilhões de reais para 90 bilhões. Nos anos seguintes os demonstrativos tiveram umas quedas, porém essa queda foi devido a recessão econômica.

Conclui-se, portanto, que o entendimento da demanda dos clientes é essencial para o negócio, ainda mais com o mundo globalizado, onde as tendências mudam constantemente. Entendendo a demanda, é possível fazer diversas previsões sobre um futuro incerto, podendo ser mais certeiro em uma tomada de decisão.

Escrito por Leandro Bertoni Junior