Tudo que você precisa saber para aumentar sua oportunidade de lucro

Hoje em dia, é possível perceber que muitas empresas enfrentam dificuldades em relação a como tornar suas atividades mais lucrativas. Tais problemas, muitas vezes podem estar relacionados com a visão estratégica, olhar interno da empresa ou simplesmente o tipo de abordagem em relação aos clientes.

Neste artigo, iremos destacar alguns pontos que podem ser influentes na lucratividade do seu negócio.

Reduza custos

Para começar a pensar em como reduzir custos, é necessário analisar duas áreas muito importantes dentro da empresa, sendo a primeira gestão, envolvendo processos, e demais atividades, e a gestão de pessoas, tendo em vista questões voltadas para atividades internas.

Dentro da área de gestão, podemos rever situações como os custos utilizados para a realização de determinado processo, aplicar metas de redução, tendo em vista o excesso de custos, realizar um monitoramento do orçamento previsto, tendo em vista um acompanhamento melhor da situação e busque aumentar sua eficiência na realização de processos.

Dessa forma, custos poderão ser identificados com maior facilidade e rapidez, podendo assim, assumir uma postura mais ativa em relação a situação. Já no âmbito voltado a gestão de pessoas, é necessário não só a otimização de processos, como já citado acima, mas também gerar capacitações a sua equipe, fazendo com que a mesma possa apresentar melhor desempenho.

É de suma importância estar atendo a algumas questões trabalhistas, como jornada de trabalho, custos com demissão, banco de horas e férias, pois podem gerar uma grande dor de cabeça quando tais dados não são contabilizados de forma efetiva.

Outra questão a se considerar, é a terceirização de pequenas atividades que podem representar um alto custo em seu orçamento, tais como limpeza por exemplo.

Pouco é muito

Uma forma de ser mais eficiente e minimizar tempo gasto e consequentemente custos, é a utilização do Diagrama de Pareto, mostrando que 80% dos seus resultados podem vir a partir de 20% do seu esforço, caso seja ele totalmente dedicado a tal atividade.

Vale ressaltar, que de acordo com o diagrama, 80% dos problemas também podem vir a ser provenientes de 20% das causas. Portanto, dedicar parte de seu tempo para minimizar problemas que venha a gerar custos, pode ser uma forma efetiva de maximizar lucros, da mesma forma que aplicando tal método a um serviço ou produto, seja em pesquisa, divulgação ou outro processo, possa viabilizar ainda mais uma possível venda, melhorando a eficiência da empresa.

Diferencie-se

Essa é a principal forma de alcançar destaque, e consequentemente, lucro, pois a partir do momento em que você consegue ser visto, os meios de chegar a um cliente passam a ser tornar cada vez mais fáceis, eliminando possíveis pedras em seu caminho.

Para isso, é necessário que se tenha em mente algumas ideias, como:

Comunicação e relacionamento, que talvez sejam os meios de inovação mais importantes para buscar se desenvolver, afinal, chegar ao cliente e criar uma rede de contatos mais consistente e que apresente um melhor desempenho, pode ser uma ação decisiva na hora de fechar uma venda.

Busque por capacitações, dessa forma, será possível identificar problemas dentro da sua área de atuação, podendo assim, tomar ações com uma maior antecedência e melhor desempenho, melhorando assim suas habilidades de gestão.

Utilize ferramentas de gestão, afinal, muitas delas podem oferecer um direcionamento melhor para uma tomada de decisão, diminuindo riscos e possíveis problemas, alguns exemplos interessantes são: 5W2H, PDCA, PM Canvas etc.

Defina público alvo

Nesse ponto, o intuito é gerar uma forma mais assertiva e que economize o máximo de dinheiro e tempo possível, evitando abordagens que não trarão resultados e consequentemente um menor desempenho.

Busque

Aqui, o foco é buscar o máximo de informações do segmento e mercado onde você atua ou busca atuar, tendo sempre em vista a qualidade do serviço que pretende ofertar aos seus clientes, e onde esses clientes se encontram.

Assim, é possível realizar estratégias mais assertivas, focando em determinado público e evitando a perca de tempo com informações desnecessárias.

Crie

A partir da busca, e consequentemente a segmentação do público que pretende alcançar, é necessário criar formas de chamar a atenção do mesmo, que devem ser realizadas a partir das necessidades presentes nesse público.

Esses atrativos devem gerar um questionamento em relação aos problemas ou questionamentos do possível cliente, gerando assim um impulso em consumir determinado produto ou serviço.

Comunique

Este é o ponto onde se identificar como fazer com que esses atrativos cheguem ao cliente, analisando quais os principais canais de comunicação onde esse contato se torna mais fácil, realizando assim uma abordagem e uso de linguagem mais pontual e que desperte a vontade do cliente.

Essas são algumas maneiras de melhorar a sua lucratividade, focando em alguns pontos específicos, sempre buscando melhorar o alcance em relação aos clientes, ou mesmo minimizando custos internos.

Se ficou interessado ou com alguma dúvida, clique aqui para mais informações!

Gabriel Borges