Veja como nossa consultoria agrícola pode fazer diferença no seu planejamento financeiro

A ESALQ Junior Consultoria oferece dois tipos de serviços financeiros, são eles: Viabilidade Econômica e uma ferramenta de gestão financeira. Ambos os serviços possuem a função de auxiliar os clientes a tomar a decisão correta, da maneira mais precisa possível.

A Viabilidade Econômica é feita a partir de pesquisas e estudos sobre a cultura desejada, onde são coletados os custos e a receita de uma produção. Embasado nesses dados são gerados indicadores que possibilitarão análises do risco, da rentabilidade, da volatilidade, da liquidez e do prazo de retorno.

A ferramenta de gestão financeira é utilizada para controle dos custos, despesas e receita. Essa planilha tem a utilidade de possibilitar um planejamento e controle financeiro maior e mais preciso da propriedade.

Com a instabilidade econômica do país fica mais difícil em optar por qualquer tipo de investimento, a área que todo ano tem crescimento apesar das dificuldades financeiras, é do ramo agrícola. Devido essa falta de confiança no mercado consumidos, é difícil saber onde investir o dinheiro, mas esse problema não é impossível de se resolver.

A ESALQ Junior Consultoria elabora projetos e estudos nas diversas áreas de produção agrícola, para ajudar o produtor/investidor a tomar uma decisão mais precisa na hora de investir.

Dentro dos nossos serviços a viabilidade econômica é considerada uma das mais importantes, pois ela se torna essencial ao investidor para o mesmo saber se a sua pretensão de investimento valerá a pena ou não, ou seja, se ele realmente terá um retorno financeiro positivo ou negativo.

A realização deste estudo é de extrema importância, pois diversas culturas,mesmo sendo adeptas ao clima e solo da região, pode ser que não possuam mercado ou quando em pequena escala de produção,não proporcionem o retorno desejado.

Os projetos realizados seguem alguns estudos essenciais, os quais denominamos a ordem que devem ocorrer, porém caso o cliente queira trocar essa ordem realiza-se o projeto conforme a denominação que o cliente desejar seguir, ou seja, na ordem de maior importância para a de menor importância desejado por ele(a).

Os serviços que estão incluídos dentro do planejamento financeiro, e serão abordados nesse conteúdo são:

1. Viabilidade técnica
2. Escoamento de mercado
3. Viabilidade econômica
4. Ferramenta de gestão financeira

Viabilidade Técnica

A viabilidade técnica tem a função de analisar as características de uma propriedade, a fim de dar ao cliente a possibilidade de escolher as culturas que mais se adaptam ao local de sua propriedade. Esse serviço favorece muito o cliente, pois se tem um menor risco com perda de produtividade devido a fatores regionais, tem também maior assertividade no investimento e escolha da cultura que tem maior desempenho a partir das características da propriedade.

As etapas para a realização da viabilidade técnica são: Interpretação das características do solo e água, análise das características climáticas, estudo de relevo, histórico da propriedade, influências limítrofes, diagnóstico da adequação ambiental e aplicação em modelo agro meteorológico.

Estudo de escoamento

O estudo de escoamento é aquele que servirá para saber se haverá mercado consumidor da cultura produzida na propriedade do cliente. É feito uma coleta de números de supermercados, mercados, hortifrutis e quitandas da cidade em que a propriedade se localiza e das cidades mais próximas que o cliente desejar. Essa coleta vai identificar os estabelecimentos que estão dispostos a comprar, ou não, de novos fornecedores e quanto cada local paga pelo produto.

É uma etapa muito importante parao projeto, pois pode ser que a cultura que o cliente escolheu a partir da viabilidade técnica, não tenha mercado em sua região, portanto é inviável ele produzir aquela cultura na região. Por isso a viabilidade técnica apresenta diversas culturas que se adaptam aquela região, para que o produtor tenha um leque de opções para escolha.

Viabilidade Econômica

Essa etapa é de extrema importância dentro de um planejamento financeiro, a seguir, será descrito mais detalhadamente como esse estudo é feito em nossos projetos.

Coleta de informações
Nessa etapa já foi escolhida a cultura que o investidor desejará produzir, então serão coletadas informações sobre a cultura, como por exemplo: os tipos de insumos a serem utilizados, os serviços necessários, as instalações necessárias, a logística do produto, a depreciação dos equipamentos e a média de receita (que já foi coletada no estudo de escoamento).

Análise das informações coletadas
Depois de coletadas as informações necessárias para o projeto, as mesmas são revisadas e confirmadas as suas procedências. Nesta etapa é analisado se os dados e valores coletados estão condizentes com a região do projeto, ou seja, é uma confirmação daquilo que foi feito, para que sejam atualizados alguns dados e acrescentado algo que estava faltando.

Estruturação da planilha
Esta etapa será onde os dados serão compilados e colocados na planilha de forma organizada e visual. A estruturação da planilha depende muito do projeto, pois ela se ordena conforme a necessidade do cliente e a cultura que ele deseja produzir,podendo ser uma planilha escalonada pelo tamanho da área, ou pela produtividade. Sempre é buscado um melhoramento em cada projeto realizado, cada vez mais alinhado com o cliente da forma mais didática e prática possível.

Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é feito a partir da soma de todos os custos e toda a receita do projeto, a partir disso é gerado um fluxo líquido e um fluxo descontado (o qual é baseado na taxa mínima de atratividade do projeto), após isso tem-se o saldo e o saldo descontado. Os valores mais importantes nessa etapa do projeto são os valores descontados, pois é através deles que se tem uma noção do custo de oportunidade que é “perdido”, por não ter deixado o dinheiro investido em um investimento cuja rentabilidade é a mesma da taxa mínima de atratividade.

Indicadores
Os indicadores fixos utilizados nos projetos de Viabilidade Econômica da ESALQ Junior Consultoria são: VPL (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa Interna de Retorno), Payback descontado e ROI (Retorno Sobre o Investimento). Em alguns projetos devido a algumas adversidades apresentadas pelos indicadores, são utilizados alguns indicadores de auxílio para tornar o projeto mais palpável. Um desses indicadores de auxílio é a TIRM (Taxa Interna de Retorno Modificada), a qual é utilizada geralmente quando se tem uma TIR dupla ou incompreensível.

Esses indicadores são essenciais para a tomada de decisão do investidor a partir do projeto, pois eles dão uma grande noção ao produtor dos cenários que possam ocorrer com a suas produções.

Resumo Executivo
O resumo executivo como o próprio nome já diz é um resumo de tudo que ocorreu no projeto, ou seja, de onde foram tiradas todas as informações, como foram feitas as análises e quais os possíveis cenários que podem ocorrer. Através dele as informações ficam mais claras que na planilha, pois ele demonstra passo a passo do que foi feito e conclui a partir de tudo aquilo que foi computado, para que o cliente tome a decisão mais precisa e de forma correta.

Ferramenta de Gestão Financeira

A ferramenta de gestão financeira foi criada para ajudar o produtor a obter um controle mais rígido das suas finanças, visto que muitos produtores rurais tem uma administração pouco rígida com os seus custos e despesas, essa ferramenta é uma solução muito eficaz para resolver problemas pontuais, os quais muitas vezes se tornam grandes barreiras por não possui nenhum auxílio de organização.

O principal foco dessa ferramenta é a computação de custos e despesas previstos, e posteriormente a computação do que foi realmente gasto, ou seja, tem-se uma comparação entre a previsão de custos e despesas, com os gastos que realmente foram efetivados. Após a computação de tudo que foi realmente gasto, é necessário contabilizar as receitas que se teve a partir da atividade produtiva desenvolvida. A partir de todos esses passos, a planilha cria um balancete automaticamente, onde serão apresentados o resultado do processo produtivo, demonstrando se foi rentável ou não em determinado período de tempo (geralmente utiliza-se meses).

Como nosso planejamento financeiro pode te ajudar?

Com todas essas informações coletadas e compiladas da maneira mais didática e eficiente possível, a ESALQ Junior Consultoria traz aos seus clientes uma maior segurança na hora de investir, pois todos os dados coletados e analisados são retirados de fontes confiáveis e de professores da Universidade, e todas as informações são revisadas e pesquisadas em outras fontes, para que o projeto seja mais realista e preciso.

Portanto, a ESALQ Junior Consultoria busca deixar seus clientes mais seguros para investir no agronegócio. Ajudando os clientes a se aproximar cada vez mais de seus sonhos, tornando-os mais palpáveis e reais.

Gostaria de saber um pouco mais sobre como podemos te ajudar para fazer um planejamento financeiro real e mais preciso? Acesse nossa página, clicando aqui ou entre em contato conosco preenchendo nosso formulário!

Escrito por Leando Bertoni Junior