ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” (ESALQ)

História

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), campus da Universidade de São Paulo (USP) situada em Piracicaba (SP), vem trabalhando há mais de cem anos no desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro. Sempre inovando, conta hoje com os cursos de Engenharia Agronômica, Ciência dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia Florestal, Administração e Gestão Ambiental.

Foi nesta renomada instituição que, em 1991, foi criada a ESALQ Jr. Consultoria (EJC). Apoiada por professores orientadores e formada por alunos da graduação de todos os cursos oferecidos pela ESALQ-USP, a EJC buscava, desde o seu princípio, se empenhar em prestar serviços com seriedade e eficiência, além de servir como intermediária entre empresas, prefeituras, produtores rurais e a universidade. Atualmente exerce importante papel extensionistas ao proporcionar a difusão tecnológica  à comunidade através da execução e desenvolvimento dos seus projetos.

Premiações

1ª Empresa Júnior do Brasil em Agronegócio (1991)

3º Lugar Projeto Social – Prêmio Qualidade (2007)

1ª Empresa Júnior da USP com o selo ISO 9001 (2009)

2º Lugar de Excelência em Gestão – Prêmio da Qualidade FEJESP (2010)

3º Lugar Modelo de Gestão – EPEJ (2013)

3º Lugar de Excelência em Gestão – Prêmio da Qualidade FEJESP (2013)

1º Lugar Modelo de Negócios – FEJESP (2015)

1º Lugar Desafio de Cases sobre Formação de Liderança – USP Júnior (2016)

Empresa Júnior de Alto Crescimento – FEJESP (2016)

1º Lugar Desafio de Cases sobre Insucessos e Aprendizado- USP Júnior (2017)

​2º Lugar Desafio de Cases sobre Como sua Empresa Júnior Dominou o Mercado – USP Júnior (2017)

Empresa Júnior destaque cluster 2 – FEJESP (2017)

Empresa Júnior de Bi-Alto Crescimento – FEJESP (2017)

Empresa Júnior de Tri-Alto Crescimento – FEJESP (2018)

“A ESALQ Jr.Consultoria é um estágio com uma grande tradição dentro da ESALQ que proporciona ao aluno uma grande vivência da gestão de uma empresa, onde o trabalho é todo realizado pelos alunos, ou seja, da uma visão muito mais ampla ao aluno do que se ele realizasse apenas o curso comum na ESALQ. Entrar na ESALQ Jr. Consultoria é uma oportunidade ímpar para o aluno por ela se destacar nos demais grupos de extensão oferecidos.”

Prof.º Dr. José Roberto Postali ParraDepartamento de Entomologia e Acarologia

“A EJC é extremamente estruturada. Seus membros aprendem princípios de liderança e convívio com os colegas de forma muito organizada. A inserção dos alunos na comunidade, com a realização de projetos, os coloca a frente aos que não tiveram oportunidade de participar de um grupo tão organizado e produtivo. Compromisso e seriedade de condução fazem parte da base da ESALQ Jr. Consultoria.”

Prof.º Dr. Antônio Roque DechenDepartamento de Ciência do Solo

“Participar de uma empresa Junior é extremamente importante no momento de seleção para empresas após a colação de grau. Participar de uma empresa Junior também irá desenvolver suas habilidades de empreendedorismo, liderança, organização, prospecção e também trás ao aluno um excelente exemplo de como será o seu trabalho após sua formação.”

Prof.º Dr. Evaristo Marzabal NevesDepartamento de Economia,Administração e Sociologia

“A ESALQ Jr. Consultoria foi criada para aumentar a motivação dos alunos da escola aproximando-os das empresas para prepará-los para o mercado de trabalho. O aluno na empresa é diferenciado, pois ele aprende a se relacionar com pessoas, são mais motivados e saem da empresa como verdadeiros profissionais.”

Prof.º Dr. Pedro Valentim MarquesDepartamento de Economia, Administração e Sociologia

“A EJC lida com o que não pode ser ensinado, mas pode ser praticado. Desenvolve trabalhos com independência, enfrenta problemas e cresce com eles. Os alunos têm desenvoltura, sabem se organizar e principalmente planejar. São responsáveis, independentes, criativos e constantemente nos surpreende. Possuem coragem de enfrentar problemas. Seria um sonho que todos tivessem essa experiência.“

Prof.º Dr. Marcos Vinicius FolegattiDepartamento de Engenharia de Biossistemas


“A empresa faz a ponte entre os conceitos aprendidos e a vida profissional. São desenvolvidas competências de trabalho em grupo e a interação com a sociedade. O aluno tem um diferencial, que começa de sua participação e que depois aumenta com a conquista de valores, experiência e o conhecimento.

Prof.º Dr. Eduardo Eugênio SpersDepartamento de Economia,Administração e Sociologia