Produção Vegetal

Produção vegetal

Dentro da área de produção vegetal, a ESALQ Júnior Consultoria tem como principais objetivos a recomendação para implantação de novas culturas e a busca por soluções para problemas de culturas já implantadas, aumentando a produtividade por meio de novas técnicas e manejo adequado a cada cultura. Nossos projetos abrangem culturas hortícolas, frutíferas, florestais e ornamentais, além de grandes culturas, estruturadas em cultivo protegido hidroponia, produção orgânica ou cultivo convencional.

Para a recomendação de implantação oferecemos serviços como:

Viabilidade Técnica da Propriedade: São desenvolvidos estudos com o fim de recomendar culturas que tenham maior adaptação local, de forma que se utilize menos insumos e aproveite ao máximo os recursos disponíveis. É recomendado que seja realizado juntamente ao estudo de viabilidade econômica.

Construções e Benfeitorias: Analisamos a propriedade e o sistema de cultivo para recomendar a estrutura mais adequada à situação encontrada. Cotamos as principais empresas que trabalham com a região para implantação de estufas, telados, viveiros e também barracões para armazenamento de insumos e máquinas.

Manual de Implantação: Recomendamos todo o processo de cultivo desde a aquisição de mudas na região até o tratamento de doenças e pragas de forma que atenda as necessidades específicas da produção. Trabalhamos com diversos sistemas de cultivo como hidroponia, semi hidroponia, cultivo orgânico e convencional.

Para melhoria de culturas já implantadas oferecemos os serviços:

Acompanhamento Periódico: Oferecido para propriedades em Piracicaba e região, onde realizamos visitas e relatórios periódicos durante o ciclo da cultura analisando seu manejo de forma a encontrar possíveis pontos de melhoria para aumentar a produção e rentabilidade.

Áreas de Recuperação Ambiental: Delimitamos à partir da legislação válida à propriedade juntamente com o CAR as áreas que devem ser preservadas para que se preserve os recursos naturais, evitando erosão e secas. Recomendamos então as formas de recuperação, as espécies recomendadas e também o uso comercial permitido para a reserva legal, caso seja de interesse.

Certificação Orgânica: Ajudamos a adequar o plano de manejo e o registro de atividades de forma a atender os requisitos das principais certificadoras, facilitando e reduzindo o tempo até a aprovação.

Além disso estamos abertos à novas ideias e sugestões para explorar novas áreas e ajudar da melhor forma o produtor rural, impactando positivamente no agronegócio Brasileiro.

Cultivo Protegido

  • Prevenção de contaminações químicas;
  • Garantia de conservação do solo.

Produção Orgânica

  • Organização e seleção das culturas;
  • Preparo e estudo do solo;
  • Alimentação livre de resíduos químicos.

Produção Florestal

  • Implantação florestal;
  • Escolha das espécies;
  • Cultivo mínimo.

Hortifruticultura

  • Manejo e trato das culturas;
  • Produção de frutíferas, leguminosas e hortaliças;
  • Manuais de produção.