Produção Vegetal

Dentro da área de produção vegetal, a ESALQ Júnior Consultoria tem como principais objetivos a recomendação para implantação de novas culturas e a busca por soluções para problemas de culturas já implantadas, aumentando a produtividade por meio de novas técnicas e manejo adequado a cada cultura. Nossos projetos abrangem: Grandes Culturas, Hortaliças, Frutíferas, Florestas, Produtos Orgânicos e Culturas em Cultivo Protegido.

Para a recomendação de implantação oferecemos serviços como:

Viabilidade Técnica da Propriedade: São desenvolvidos estudos com o fim de recomendar culturas que tenham maior adaptação local, de forma que se utilize menos insumos e aproveite ao máximo os recursos disponíveis. Além disso, é feito um estudo completo de todas características da propriedade (solo, clima, relevo, histórico da área) para que o manejo implantado seja o melhor para a propriedade.

Construções e Benfeitorias: Analisamos a propriedade e o sistema de cultivo para recomendar a estrutura mais adequada à situação encontrada. Cotamos as principais empresas que trabalham com a região para implantação de estufas, telados, viveiros e também barracões para armazenamento de insumos e máquinas.

Manual de Implantação: Recomendamos todo o processo de cultivo, desde a aquisição de mudas na região, até o tratamento de doenças e pragas de forma que atenda as necessidades específicas da produção. Trabalhamos com diversos sistemas de cultivo como hidroponia, semi-hidroponia, cultivo orgânico e convencional.

Para melhoria de culturas já implantadas oferecemos os serviços:

Acompanhamento: Oferecido para propriedades no estado de São Paulo e região, onde realizamos visitas e relatórios periódicos durante o ciclo da cultura, analisando seu manejo de forma a encontrar possíveis pontos de melhoria para aumentar a produção e rentabilidade. Os acompanhamentos são realizados do preparo de solo à colheita e garante a máxima produtividade do produtor.

Áreas de Recuperação Ambiental: Delimitamos a partir da legislação válida à propriedade, juntamente com o CAR, as áreas que devem ser preservadas para que se conserve os recursos naturais, evitando erosão e secas. Recomendamos, então, as formas de recuperação, as espécies e também o uso comercial permitido para a reserva legal, caso seja de interesse.

Certificação Orgânica: Ajudamos a adequar o plano de manejo e o registro de atividades de forma a atender os requisitos das principais certificadoras, facilitando e reduzindo o tempo até a aprovação. Não oferecemos a certificação em si, mas auxiliamos na adequação do sistema orgânico para se obter o certificado.

Além disso estamos abertos à novas ideias e sugestões para explorar novas áreas e ajudar da melhor forma o produtor rural, impactando positivamente no agronegócio Brasileiro.

Grandes Culturas

Manejo e trato das culturas;

Manuais de produção.

Olericultura

Manejo e trato das culturas;

Produção de frutíferas, leguminosas e hortaliças;

Manuais de produção.

Produção Orgânica

Organização e seleção das culturas;

Preparo e estudo do solo;

Alimentação livre de resíduos químicos.

Cultivo Protegido

Garantia de conservação do solo.

Produção de frutíferas, leguminosas e hortaliças;

Conteúdos

como-ter-lucro-com-hectare-de-limao

Como ter lucro com um hectare de limão

Características gerais e nutricionais O limão é um fruto cítrico produzido pelo limoeiro, uma árvore perene depequeno porte, do gênero Citrus, pertencente à família Rutaceae. A cultura do limãotem origem asiática e, atualmente, é cultivada...

Leia Mais
como-preparar-o-solo-para-plantio

Como preparar o solo para plantio

O preparo de solo para o plantio consiste na utilização de implementosagrícolas combinados com fertilizantes, cujo intuito é melhorar as condiçõesfísico-químicas da terra em questão. Tais implementos são responsáveis pelorevolvimento...

Leia Mais