Produção Animal

Solução em Nutrição Animal

O Brasil é um país com alto potencial de produção animal e como resultado temos os produtos oriundos dessas atividades, que incluem carne, ovos, leite e, por sua vez, é de extrema importância tanto no mercado interno quanto para exportação.

Esse sucesso pode ser explicado pela disponibilidade da área para produção animal, com aproximadamente 165 milhões de hectares em pastagem e o clima tropical, que permite o aproveitamento da radiação solar e de altas temperaturas, sendo ambos bastante favoráveis para a criação de animais.

No entanto um dos fatores fundamentais que também explica esse sucesso é a nossa capacidade em produzir alimentos a baixos preços para nossos animais, atendendo todas as necessidades nutricionais exigidas para manutenção e ganhos de produção. Assim, a nutrição animal é parte essencial deste processo.                                                                                                           

Atualmente com a verticalização da agricultura e da pecuária, se torna cada vez mais necessária a maximização dos lucros e este depende majoritariamente do manejo no quesito nutrição animal, já que os custos com a alimentação variam entre 50% a 70% do custo total de determinada produção.             

Portanto realizar uma dieta bem balanceada nutricionalmente, ter um planejamento de estoque de alimentos e alternativas de ingredientes que minimizem o custo/kg é fundamental, aumentando assim a margem líquida por cabeça, permitindo maiores taxas de lotação, reduzindo os gastos desnecessários e que não agregam valor no produto final e garantindo a permanência e viabilidade da propriedade.

Para isso a ESALQ Júnior Consultoria a fim de realizar a recomendação de nutrição animal oferece serviços como:

Conservação de volumosos

A alternativa da conservação surgiu da estacionalidade de produção durante o ano, visto que em território nacional tem-se dois períodos bem distintos entre si: de “águas” e de “seca”. Durante o período de seca, a produção de volumoso é reduzida grandemente, pelo déficit hídrico, menor duração do dia, menor radiação solar e que acarretam consequentemente na sua menor produção.

Assim, com o objetivo de manter ou até mesmo aumentar a taxa de lotação, evitar perdas de ganho de peso e atender a demanda animal da área, será elaborado um manual com as recomendações técnicas para uma conservação adequada, objetivando menores perdas, ótimo perfil fermentativo, vedação, compactação e consequentemente melhores resultados no cliente final: animal.

Formulação de dietas

Uma ração balanceada em relação a quantidade e atendimento das exigências nutricionais é capaz de prover, para um animal, os diversos nutrientes, numa proporção compatível com determinado nível de produção diária.

Assim, a formulação de uma ração implica na integração de conhecimentos relacionados com as demandas do animal (para determinado nível de produção e/ou manutenção metabólica), características nutricionais dos alimentos, isto é, como determinado ingrediente exercerá sua função na dieta e o custo/benefício esperado, com custo/kg e ganhos esperados para a produção.

Desse modo, com o intuito de atender essas necessidades, a ESALQ Júnior Consultoria realizará a formulação com auxílio de softwares, como NRC, LRNS, pós-graduandos ou professores da área. Terá como objetivo alcançar o ganho de peso diário (GPD) animal, atendendo as exigências nutricionais dos animais e obtendo o menor custo possível.

Para isso será gerado um relatório com a indicação e quantidades exigidas de cada componente, assim como a explicação de cada ingrediente na dieta do animal.

Utilização de coprodutos

Os coprodutos são resíduos oriundos de processos das grandes indústrias e, sabidamente através de trabalhos científicos e toda a literatura disponível online apresentarem bom valor nutricional, podem ser utilizados nas formulações, substituindo parte do milho e farelo de soja na alimentação animal, permitindo assim, mesmo ou até melhores desempenhos, como o bagaço de cevada em vacas de leite, por menores custos.

Dessa forma, será feita a análise da disponibilidade de coprodutos próximos da propriedade e a viabilidade de seu uso, para que sejam solicitados e usados quando necessário de modo a manter a qualidade de produção.

  • Conservação de volumosos
  • Formulação de dietas
  • Utilização de coprodutos
Como podemos ajudar?
Nos informe o mais detalhado possível: cultura desejada; área total; histórico da propriedade; relevo; adequação ambiental; possibilidade de escoamento; ...
  • Ao recebermos seu e-mail, um de nossos membros entrará em contato o mais rápido possível.
    Ou se preferir, ligue em horário comercial no telefone: (19) 3429-4399.