10 Dicas Importantes sobre Viabilidade de Cultivo

1. ANÁLISE DE RISCO

“A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO”

Quando se quer iniciar um empreendimento, a empolgação de ver o negócio rodando e a ansiedade para obter o retorno financeiro podem tomar conta de você e te levar à investir em um projeto sementes analisar os riscos associados ao negócio.

Como na produção agrícola você não tem controle sobre as variáveis (principalmente quando falamos de clima), este é um dos investimentos mais arriscados (ele acaba valendo a pena por,apesar do risco, te trazer os melhores retornos do mercado).

Sem uma análise das condições da sua área, os  resultados podem ser catastróficos, como em um caso de 2013 em que a ocorrência de geada no sul de Minas gerou enormes prejuízos na produção de morango.

“80%da produção de morangos perdida após geada”

Sendo assim, para ter sucesso no agronegócio, analisar se a produção de determinada cultura é viável na sua área é essencial. Agora que você sabe que é essencial fazer uma análise da sua área, deve estar se perguntando quais pontos analisar para investir com mais segurança.

2. O HISTÓRICO DA ÁREA

“UM OLHO NO FUTURO, OUTRO NO PASSADO”

Algo que a maioria dos produtores não se atenta é ao histórico da área escolhida para o cultivo: observar quais culturas foram cultivadas antes, defensivos agrícolas aplicados e problemas com pragas, doenças e plantas invasoras enfrentados é de extrema importância.

A sucessão de leguminosas como feijão e soja, podem gerar problemas de transferência de pragas, doenças e plantas invasoras.

Com essas informações, você consegue prever possíveis problemas que serão enfrentados, se planejar e mensurar se vale a pena investir na cultura.

3. INFLUÊNCIAS EXTERNAS

“UMA ANDORINHA SOZINHA NÃO FAZ VERÃO”

De nada adianta se atentar ao passado de sua propriedade e esquecer do que ocorre ao redor. É importante atentar-se ao que é produzido nos arredores da sua área, pois pela ação dos ventos,chuvas e dependendo do curso dos rios, pragas, doenças, sementes de plantas daninhas e agro químicos de propriedades vizinhas podem atingir sua área e afetar sua produção. Na produção convencional este fator já é crítico, mas na orgânica se torna determinante, uma vez que pragas, doenças e plantas daninhas são muito mais letais nesta modalidade e a contaminação por agro químicos de regulariza toda a produção.

4. A ÁGUA

“O MÍNIMO PARA SOBREVIVER”

Com isso, é essencial analisar se na região da sua propriedade haverá o suprimento da necessidade hídrica da cultura escolhida ou será necessário irrigar (analisar se esse investimento valerá a pena é importantíssimo, saiba o por quê clicando aqui). A disponibilidade de água para cultura depende, além das chuvas, de fatores como o relevo e a capacidade de retenção de água do solo, então não se esqueça de analisar todos eles!

5. A LUZ SOLAR

“O SOL QUANDO NASCE É PARA TODOS”

Muitas culturas são dependentes da quantidade de horas com luz solar (fotoperíodo) para que floresçam, e o florescimento é uma etapa essencial na formação dos grãos e frutos, aumentando ainda mais a importância da luz como recurso. Esses são os principais processos que garantem a produção, então, é imprescindível que a sua propriedade esteja em um local com radiação solar suficiente para o pleno desenvolvimento da cultura. Como a radiação solar varia dependendo do local, e as culturas tem diferentes necessidades de radiação, esse fator precisa ser avaliado.

6. A TEMPERATURA

“NEBLINA BAIXA? É SOL QUE RACHA”

A temperatura é outro fator de extrema importância, pois determina uma série de processos que tem grande influência na produção.

13,6% de queda na produtividade de milho foi registrado entre as safras 16/17 e 17/18 no Mato Grosso do Sul devido à ocorrência de temperaturas acima do normal.

Além de as culturas diferirem quanto à faixa de temperatura ideal para o desenvolvimento (como exemplificado abaixo), a temperatura também influencia diretamente na incidência de pragas e doenças, sendo um ponto de atenção para quem deseja iniciar uma produção agrícola.

7. UMIDADE DO AR

“ÁGUA SILENCIOSA É SEMPRE PERIGOSA”

Assim como a temperatura, a análise da umidade relativa do ar ao longo do ano também é muito importante. Determinadas doenças, especialmente as causadas por fungos, dependem de elevada umidade para ocorrerem. Sendo assim, o plantio em épocas que apresentam o ar mais seco garante o controle natural dessas doenças. Do contrário, o risco para ocorrência de doenças é aumentado, da mesma forma que o gasto com defensivos e a chance de perda de produtividade.

8. O SOLO

ÁGUA MOLE, EM PEDRA DURA,TANTO BATE, ATÉ QUE FURA”

Quando falamos de qualidade do solo, o que mais vêm à mente das pessoas são questões relacionadas à disponibilidade de nutrientes e acidez, ou seja, às características químicas do solo. Elas são sim importantes, mas antes devemos olhar para os aspectos físicos do solo. Esses fatores irão lhe dizer se sua cultura terá uma base de sustentação eficiente para garantir o pleno desenvolvimento.

9. OS NUTRIENTES

“COMER, COMER, PARA PODER CRESCER!”

Agora que você viu que a estrutura está nos conformes, é hora de observar a química do solo, ou seja,garantir que a cultura escolhida tenha prontamente disponível os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e produtivo!

Para isso, é necessário enviar amostras do solo para um laboratório que te devolverá uma análise. A interpretação dessa análise te dirá se seu solo está preparado, se necessita de correções e quais são elas e te permitirá definir se vale a pena prosseguir com a cultura escolhida.

10. CONTE COM O AUXÍLIO DE QUEM É ESPECIALISTA

“SOZINHOS VAMOS MAIS RÁPIDO. JUNTOS VAMOS MAIS LONGE”

Como foi possível perceber em poucos tópicos, levantar, analisar e interpretar todos os dados decisivos para viabilidade de cultivo de uma cultura em determinada área é uma essencial,porém longa e complexa tarefa. Então, para garantir que você está fazendo a escolha certa, busque auxílio com um time de profissionais capacitados que irão entender sua realidade, analisar todos os fatores relacionados e te indicar uma cultura e/ou área ideal para sua realidade.

Ficou interessado? Conheça mais sobre nosso serviço de análise de viabilidade técnica clicando aqui!

Gostou do tema? Leia também:

Como o cultivo protegido te levará mais longe?

ou

Como sanar suas dúvidas sobre qual cultura implantar?

Precisa de ajuda para implantar uma produção em sua propriedade? Entre em contato conosco através de nosso formulário!

Escrito por Mayara Neves Cury