O agronegócio possui um amplo escopo de produtos, em um mercado com alto número de agentes e nível de negociação. Assim, para que sejam tomadas decisões assertivas no mercado agrícola é necessário um reconhecimento de cenário, visualizando-se o negócio como um todo, com enfoque em suas oportunidades e ameaças em meio às tendências do ambiente macro e micro que afetam a empresa.
A análise de mercado auxilia nas estratégias de inserção de produtos no mercado agrícola através da coleta de informações acerca do segmento, possíveis clientes e público-alvo, participação de mercado entre os principais concorrentes, potencial do mercado e oportunidades de obtenção de receita dentro do mercado agrícola visado.
Dessa forma, a análise é determinante na definição dos caminhos para um bom início da empresa, que permitam um crescimento ao longo do tempo, com enfoque nas principais atividades ao sucesso do negócio. O mercado agrícola, no Brasil, possui alto nível de concorrência dada a força do agronegócio no país, por isso, deve-se saber a respostas para às questões: você sabe exatamente o que seus clientes querem e o que os seus concorrentes oferecem?
Assim, a melhor maneira de se obter essas respostas é através de uma análise de mercado, que possibilita o melhor conhecimento sobre o setor em que se pretende adentrar, além de uma projeção de mercado que facilita um planejamento dos investimentos necessários para a diferenciação do seu produto no mercado agrícola frente à concorrência, e estabilidade financeira futura.
No geral, a análise de mercado possui como seus componentes a análise do setor de mercado (tamanho do mercado e análise política econômica), da legislação, de demanda em relação à oferta, de seus concorrentes e do risco de negociação com outros agentes (clientes e fornecedores). E você, conhece o mercado em que atua/deseja atuar?
Escrito por Helena Lima