O que é cultivo protegido?

O cultivo protegido é uma técnica que pode ser usada em diferentes culturas vegetais, que tem como finalidade a minimização de externalidades, como clima, pragas e doenças. Existem alguns tipos de cultivos protegidos, sendo que cada um tem uma finalidade diferente.

Pode ser realizada diretamente no solo, como as plantas estarão protegidas do clima, receberão água somente de irrigação.

Outra maneira muito eficiente de melhorar o cultivo protegido é a utilização da fertirrigação, que nada mais é que a adição de nutrientes a água que é utilizada na irrigação, fazendo assim que as plantas cresçam de maneira uniforme e saudáveis.

Outra forma é através de substratos, este tipo de cultivo visa a solução de problemas relacionados ao solo, como acidez elevada, alta compactação e substâncias nocivas ao desenvolvimento da planta. Os substratos tem única função de sustentar o desenvolvimento da planta.

Hidroponia:

A Hidroponia também é uma forma de cultivo protegido feito em água, o solo ou substrato é inteiramente substituído por uma solução nutritiva contendo todos os elementos minerais essenciais para as plantas.

Os resultados advindos da utilização de cultivo protegido demonstram a viabilidade da utilização do mesmo, visto que garantem maior produtividade e rentabilidade. alguns pontos do cultivo protegido devem ser analisados, como a estufa e a área de implantação.

Deve ser analisada a qualidade do plástico necessário a estufa onde as plantas estão localizadas, precisa ser de qualidade e adequado ao nível de luminosidade requerido pela planta, questões como a temperatura interna da estufa também devem ser levadas em conta, visto uma vez que cada cultivar tem diferentes características, sendo necessário assim um mecanismo de controle de temperatura eficiente.

O solo do local de instalação da estufa também deve passar por uma série de testes para determinar se o mesmo pode ser utilizado para o cultivo da cultura escolhida, então cautela é extremamente necessária a este assunto para obter bons resultados.

Gostaria de saber mais sobre Cultivo protegido?

Clique aqui para ser direcionadoa(a) aos nossos conteúdos exclusivos!

Gabriel Fachin