5 motivos para produzir tomate no estado de São Paulo.

O tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) é uma planta originária da costa oeste da América do Sul, mas apresenta ampla adaptabilidade em diferentes regiões. Como a berinjela e o pimentão, por exemplo, o tomateiro também é um representante da família das Solanáceas e é uma cultura de grande importância no cenário nacional seja in natura ou processado.

O Brasil é um grande consumidor e produtor de tomate. Por isso, selecionamos abaixo os cinco principais motivos para se produzir a cultura, mais especificamente, no estado de São Paulo.

Alta Demanda

O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil, só ele acolhe aproximadamente 22% da população brasileira, por isso, podemos concluir que o estado possui um mercado consumidor influente e ativo, aumentando, assim, a demanda por inúmeros produtos.

Proximidade do Mercado Consumidor

O tomate possui alta perecibilidade e é um dos produtos agrícolas com maiores perdas de pós-colheita. Tratando-se do tomate de mesa(in natura) é muito importante que o transporte do produto seja rápido e eficiente para que essas perdas sejam reduzidas.

Crescente Uso Industrial

O mercado de tomate industrial ainda tem espaço para crescer.O hábito de consumir tomate está diretamente relacionado à oferta do produto aliado à preocupação com a saúde. O crescente consumo tambémestá relacionado, entre outros fatores, à consolidação de redes de fast food, que utilizam muitoo produto na forma processada.

Alta Adaptabilidade

Como já mencionado anteriormente o tomateiro possui ampla adaptabilidade em diferentes regiões.O grande número de espécies e de variedades de cultivares no mercado, também demonstram diferentes respostas às diferentes condições ambientais.

Valor Agregado

O tomate in natura apresenta um alto valor agregado ao produto, ou seja, pode ser um cultivo que traga bons lucros ao produtor.

Se interessa por produção de tomate? Leia também

Cultivo protegido x Cultivo tradicional, principais diferenças na produção de tomate

ou

O clima pode ser um problema para o cultivo de tomate: descubra o por quê.

Gostaria de auxílio para uma cultura na qual já possui interesse? Clique aqui e entre em contato conosco.

Escrito por Luiza Pecci Canisares