O Papel da Consultoria Agronômica na Integração Lavoura Pecuária

Aprenda, de uma vez por todas, como aplicar e quais são os principais desafios da integração lavoura pecuária, tema amplamente discutido entre os maiores agricultores e pecuaristas, que buscam um melhor aproveitamento da terra.

Para introduzir o conteúdo sobre os principais desafios e benefícios da integração lavoura pecuária, nada melhor que defini-la, já que ainda é uma incerteza para muitos, podendo gerar dúvidas ao longo do texto.

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Integração Lavoura Pecuária (ILP) “consiste na exploração de atividades agrícolas e pecuárias, de forma integrada, em rotação ou sucessão, na mesma área e em épocas diferentes, aumentando a eficiência no uso dos recursos naturais, com menor impacto sobre o meio-ambiente, uma vez que os processos de degradação são controlados por meio de práticas conservacionistas”.

Em suma, a ILP auxilia o produtor a proteger seu solo de erosões, por exemplo, pois este será permanentemente mantido com uma cultura em campo, o que tornará sua terra mais produtiva

Os desafios da ILP enquadram-se entre os mais variados, vistos desde o tradicionalismo e a resistência dos produtores a começarem a adotar um método distinto em suas terras, até a baixa disponibilidade de mão de obra capacitada para aplicar esse método nas propriedades.

Vale ressaltar, ainda, que não há políticas governamentais prontas para estimular o uso de integração lavoura pecuária e de todos os outros sistemas de integração. Isso também contribui com sua baixa instalação, pois ainda não há nenhuma forma de subsídio estruturada para ajudar com estes novos custos.
No entanto, caso o produtor decida investir em ILP, os benefícios são os mais variados e lucrativos, como a intensificação da ciclagem de nutrientes e a obtenção de uma boa palhada a partir da introdução de capins em determinados períodos, podendo evitar pragas de solo e a germinação de
plantas daninhas.

Além disso, após o investimento inicial, o produtor é capaz de retirar uma melhor renda em um mesmo período e com o mesmo espaço de terra anterior, pois irá fazer um melhor aproveitamento desta.

A partir dos fatores apresentados, evidencia-se a importância de uma consultoria agronômica especializada para a implantação da Integração Lavoura Pecuária. Apesar de seus ótimos benefícios, seus desafios são
tamanhos, e, desta forma, deve ser devidamente implantada, para que tudo ocorra bem.

Como exemplo, deve ser realizada adequada adubação no solo, para que tolere tamanha extração de nutrientes, uma pertinente rotação do gado e das culturas, acompanhamento de pragas e doenças que podem atingir tanto o pasto como os cultivos implantados, dentre outros desafios simplificados por
um profissional da área, ou por uma consultoria agronômica.

Portanto, entre os desafios e benefícios citados, recomenda-se escolher o lado da inovação e tecnologia, pois com o aumento no valor dos insumos e a diminuição de preços oferecidos para os produtores pelos compradores, a não adoção da inovação será prejudicial.

Caso exista, ainda, alguma dúvida sobre o tema da Integração Lavoura Pecuária, não hesite em contatar a ESALQ Júnior Consultoria. Será um prazer auxiliá-lo a fazer um melhor uso de sua terra.

Escrito por: André Roma Drezza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *