O que nunca contaram a você sobre ganhar mais dinheiro

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre a possibilidade de ganhar mais dinheiro com outro investimento.

Um investimento pode ser realizado nos mais diversos setores que possuímos no país, com diversas finalidades e interesses. Atualmente, apenas com o seu salário ou renda recebida pelos seus serviços prestados, é muito difícil se ter uma boa segurança financeira, até por que, sabe-se da instabilidade de empregos no mercado e da própria moeda que usamos em tudo o que fazemos no dia-a-dia.

O ato de investir é muito comentado como uma opção para o futuro, possibilitando um “pé de meia” para aposentadoria, autonomia e independência financeira, empreendimentos, e realização de sonhos, mas nunca nos contam qual é o melhor investimento a se fazer, ou principalmente, qual é a hora de perceber que existem outros investimentos que irão gerar um maior ganho financeiro do que onde estamos investindo.

Se você se identificou com essa situação, e deseja entender qual é o momento de dar o próximo passo e alavancar seus investimentos para ganhar mais dinheiro, fazendo com que ele renda cada vez mais, confira este conteúdo, que irá responder as três seguintes perguntas:

  • Será que estou investindo meu dinheiro da melhor forma possível?
  • Quais os motivos para pensar em mudar de investimento?
  • O que você devo levar em conta para definir a hora certa da mudança?

As respostas irão ajudar você na hora de tomar decisões referentes a investimentos, possibilitando que o seu retorno seja o maior possível! Ficou interessado? Então vamos analisar a primeira pergunta:

Será que estou investindo meu dinheiro da melhor forma possível?

Para entender melhor uma situação em que é necessário se analisar a possibilidade de manter o dinheiro investido ou retirá-lo para outra aplicação, é preciso entender sobre o custo de oportunidade.

Muitos dos investidores pensam em colocar seu dinheiro para manter um determinado rendimento em longo prazo e ficam aguardando recuperar o que foi investido, porém às vezes isso pode não ser a melhor alternativa.

Existem duas situações que podem comprovar que você está deixando de ganhar o que poderia em outro investimento e até mesmo perdendo seu dinheiro onde ele está nesse momento.

Para a primeira situação, podemos o utilizar um exemplo simples para identificar como você poderia estar ganhando mais dinheiro com outro tipo de investimento: No caso, imagine que você possua uma propriedade e tenha uma produção que apesar de trazer um lucro no final do mês, é muito pequeno e serve apenas para cobrir suas despesas.

Agora você decide comparar o quanto você estaria ganhando se você pudesse arrendar essa terra para outra pessoa, ao invés de você mesmo estar produzindo nela, e verifica que lucraria mais fazendo isso, com menos esforço e muito menos custo.

A segunda situação pode ser comparada com investimentos financeiros que dependem da taxa de juros da aplicação, na qual, algumas pessoas acabam mantendo o dinheiro por um longo prazo, sendo que poderiam abandoná-lo para outra opção que lhe ofereça uma taxa de rendimento maior, menos risco e em menor tempo.

Assim, o custo de oportunidade considera que ao adquirir um bem “X” ao invés de um bem “Y”, você deve considerar o custo de não ter feito a outra aquisição, ou seja, seria o quanto você estaria deixando de ganhar com a opção desejada.

Como você pode calcular qual é o melhor investimento a ser realizado? Para isso, existem métodos de indicadores financeiros que auxiliam o investidor a tomar uma melhor decisão para viabilizar suas melhores oportunidades.

Caso tenha interesse em saber mais sobre os indicadores acesse aqui e saiba o que são e como eles auxiliam na tomada de decisão.

Quais os motivos para pensar em mudar de investimento?

Ao mesmo tempo em que é importante estar em busca dos melhores investimentos para maiores ganhos do seu dinheiro, é preciso entender também o motivo para essa mudança. Você já se perguntou o que precisa pensar para realizar essa mudança? Alguns pontos que devem ser levados em consideração estão descritos a seguir:

1 – Baixo retorno

É interessante analisar como seu investimento está rendendo em relação aos demais. Ou seja, caso haja algum investimento com uma maior taxa de rentabilidade do que você está possuindo agora, é um sinal positivo para a mudança.

2 – Entendimento financeiro

Não deixe de buscar uma assessoria de alguém que entenda sobre os investimentos que podem render mais para você.  

3 – Tempo de investimento

Existem investimentos em que o tempo interfere na rentabilidade final da aplicação, ou seja, é necessário se considerar o prazo que você espera estar retirando o dinheiro recuperado e analisar se vale a pena ou não de acordo com as taxas envolvidas e a porcentagem de ganho.

4 – Quantidade de dinheiro disponível

É interessante analisar qual o orçamento que você possui para determinado investimento desejado. Isso interfere em quanto tempo você consegue retirar seu dinheiro e decidir qual terá maior retorno pela taxa aplicada.

O que você deve levar em conta para definir a hora certa da mudança?

Se você já possui um investimento, é preciso saber qual é o prazo de seu vencimento para analisar se a retirada dele para outra possível aplicação realmente vai valer a pena, levando em consideração o imposto que pode ser cobrado em cima da transação. Se isso não for analisado da maneira certa, é possível que você possa acabar perdendo dinheiro ao invés de tirar uma aplicação maior, que era o esperado.

Às vezes a mudança pode não ser um bom negócio a ser fazer considerando o tempo que o dinheiro ficará rendendo, ou seja, pode ser que compense deixar onde ele está. Portanto, não deixe de analisar todas as variáveis possíveis para determinar qual é o melhor lugar para seu dinheiro ter um melhor rendimento em um investimento, porém lembre que ele pode não estar gerando o que você espera e existem outros investimentos melhores a se fazer!

Acha que poderia estar ganhando mais dinheiro e gostaria de saber como funciona uma comparação de investimentos e analisar a viabilidade econômica de uma aplicação? Acesse nossa página e entre em contato com um de nossos consultores

Lucas Bassi Araujo

© 2019 Copyright - ESALQ Jr. Consultoria Agência de Marketing Digital